Assédio Moral

Assédio Moral trata-se de conduta abusiva, seja através de constrangimentos, ofensas, gestos, palavras, ameaças ou até mesmo atitudes que se repitam de forma constante, atingindo a dignidade, a integridade física ou psíquica de uma pessoa.

Em temas anteriores aqui no dicionário direito falamos sobre regime de benspleitear em juízo, e despacho e decisão. Agora veremos sobre significado de assédio moral, suas características, se é crime, e o que fazer nestes casos.

Características do Assédio Moral

Para que se configure um Assédio Moral, é necessário a comprovação de que a conduta antiética tenha sido realizada com frequência provocando os constrangimentos sofridos, podendo até mesmo ser causador de graves consequências em razão das constantes humilhações e provocações sofridas.

Abaixo seguem alguns desses problemas que o indivíduo pode apresentar:

  • Ansiedade;
  • Problemas gástricos;
  • Depressão;
  • Desânimo;
  • Síndrome do Pânico;
  • Descontrole Emocional;
  • Insônia.

Assédio Moral é crime?

De acordo com a situação, o assediador ser enquadrado como réu em crime de calúnia, conforme artigo 138 do Código Penal Brasileiro, podendo cumprir pena de até 2 anos.

No dia 12 de março de 2019 foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto de lei 4.742/01 que classifica como sendo crime a prática de assédio moral no ambiente de trabalho, com penas estabelecidas de até dois anos de prisão, além também do pagamento de multa.

Caso o assediado tenha menos de 18 anos de idade, a pena ainda poderá ser aumentada em um terço. Contudo, trata-se de Projeto de Lei que ainda precisa ser votado  no Senado Federal para entrar em pleno vigor.

Assédio Moral x Bullying

O Assédio Moral pode ocorrer até mesmo em instituições de ensino. Na maioria das vezes esses excessos ocorrem nas relações entre aluno e aluno, mas também pode ocorrer entre aluno e professor, a estes fatos tem-se atribuído a expressão bullying.

Caso aconteça entre menores de 18 anos o Bullying também é considerado como assédio. Se for entre aluno e professor, configura-se como assédio vertical ascendente, por ter sido cometido em razão de desrespeito a um(a) superior, ocasionando a quebra de hierarquia.

Assédio Moral no ambiente de trabalho

O assédio moral no ambiente de trabalho é enquadrado no artigo 483 da Consolidação das Leis Trabalhistas, que determina que o empregado assediado poderá considerar rescindido o seu contrato de trabalho e pleitear a indenização devida.

Na Justiça Criminal, dependendo da gravidade do assédio moral, caso fique comprovada a culpa do assediador, ele provavelmente será enquadrado por crimes contra a honra como:

  • Difamação;
  • Perseguição;
  • Injúria;
  • Privação da liberdade individual ao assediado;
  • Constrangimento ilegal;
  • Ameaça.

O que fazer se Sofrer Assédio Moral?

Às vezes, o empregador comete o Assédio Moral, com a intenção de forçar o funcionário a pedir demissão. Assim, ele sabe que caso isso viesse a acontecer, não seria obrigado a pagar alguns direitos obrigatórios por parte do empregador, relativos a indenização da Lei Trabalhista.

Caso o funcionário tenha como comprovar que vem sendo vítima de Assédio Moral, deve procurar o sindicato referente a sua categoria profissional, assim como o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho afim de denunciar o ocorrido.

O funcionário pode recorrer também ao Centro de Referência em Saúde dos Trabalhadores, que presta assistência especializada aos trabalhadores nesses casos.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.