O seu Dicionário Jurídico Online

Como Funciona o Voto em Branco nas Eleições?

O voto em branco é aquele em que o eleitor opta por não escolher nenhum candidato durante uma eleição. Para votar em branco, é preciso apertar a tecla “Branco” na urna eletrônica e, em seguida, confirmar a opção.

Em outros artigos aqui no dicionário direito já tratamos sobre outros temas como militar pode votar, eleições e sufrágio. Trataremos agora sobre o que é voto em branco, para quem vai? consequências entre voto em branco e nulo.

Voto em Branco vai para Quem?

Mas afinal de contas, o voto em branco vai para quem? Para ninguém. Atualmente, o voto em branco não é considerado um voto válido, e isso significa que ele não será contado no resultado da eleição e nem contabilizado para nenhum candidato.

Antes da Constituição Federal de 1988, os votos em branco eram válidos e, ao fazer essa opção, o eleitor destinava seu voto para o candidato que fosse vencedor. Antes da urna eletrônica, era preciso deixar de assinalar a cédula de votação para votar em branco.

Consequências do Voto em Branco

As consequências do voto em branco principais desse tipo de voto dizem respeito à diminuição da quantidade de votos válidos, já que ele não será contabilizado com tal. Assim, com menos votos válidos, fica mais fácil para um candidato obter a maioria e vencer as eleições.

Neste mesmo sentido, também é possível que a diminuição matemática da quantidade de votos necessários acarrete na eleição de um candidato logo no primeiro turno de um pleito eleitoral.

Diferenças entre Voto Nulo e em Branco

Enquanto para votar em branco basta escolher essa opção na urna eletrônica, para votar nulo é necessário de fato anular o voto. Para isso, o eleitor precisa escolher um número que não corresponda a nenhum candidato, geralmente ‘00’, e confirmar o voto.

Contudo, ambos não são considerados válidos, e servem apenas para demonstrar o descontentamento do eleitor ou para exercer seu direito de não interferir no resultado das eleições. Por isso, nem os votos em branco nem os nulos têm outra serventia em um processo eleitoral.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.