O seu Dicionário Jurídico Online

Navegando pela Categoria

Sociologia

Liberalismo

O liberalismo é uma ideologia que tem como ideais a liberdade de um indivíduo em relação à sociedade e ao Estado, bem como a igualdade de direitos e oportunidades. Apesar de serem complementares, existem dois ramos históricos diferentes do liberalismo: o político e o econômico.

Moral e Ética

A moral e ética são bastante confundidas pela sociedade, na qual os indivíduos aplicas ambas como se possuíssem o mesmo significado. Contudo, é importante saber diferenciar ética de moral para entender qual o verdadeiro significado de cada uma.

Desigualdade Social

A desigualdade social é definida como uma má distribuição de riquezas entre sociedades diversas. O termo utilizado pela Sociologia para melhor estruturar a desigualdade social é estratificação.

Relativismo

O relativismo é a visão de que verdade e falsidade, certo e errado, padrões de raciocínio e procedimentos de justificação são produtos de diferentes convenções e estruturas de avaliação e que sua autoridade está confinada ao contexto que lhes dá origem.

Legitimidade de Poder

A legitimidade é entendida, na ciência política, como a aceitação popular e o reconhecimento pelo público da autoridade de um regime de governo, pelo qual a autoridade tem poder político por meio de consentimento e compreensão mútua, não pela coerção.

Cultura

Cultura é aquela que a interpreta como todas as criações humanas, conscientes ou não, que foram produzidas para gerar uma interação entre os indivíduos de uma certa sociedade. No entanto, sempre existiram conflitos dentro da sociedade para conseguir chegar a uma conclusão sobre o verdadeiro significado dessa palavra. 

Capitalismo

Capitalismo é o sistema econômico baseado no aproveitamento de uma classe social por outra, ou seja, é um sistema que se divide em duas classes: a classe dos donos da produção (conhecidos como elite) e a classe dos trabalhadores. O mesmo vem crescendo e se modificando através das crises e do desenvolvimento global.

Facismo

Fascismo é uma ideologia política e movimento de massa que dominou muitas partes da Europa central, sul e oriental entre os anos 1919 e 1945. Ele também teve adeptos na Europa Ocidental, Estados Unidos, África do Sul, Japão, América Latina e no Oriente Médio.

Cidadania

A cidadania trata-se de um um conjunto de direitos e deveres concedido aos cidadãos de acordo com o seu país de permanência. Para que uma sociedade funcione, é preciso que todos cumpram seus direitos e seus deveres, sejam eles os membros da população ou órgãos públicos e privados.