O seu Dicionário Jurídico Online

Sociologia

O termo sociologia poder ser definido de várias maneiras por diferentes tipos de sociólogos, mas a mais comum está relacionada com o estudo dos fenômenos dos fatos sociais, ou seja, das relações de interdependência dos seres humanos.

Considerando que esses fenômenos estão em constante modificação, ela é uma área das ciências humanas que investiga a sociedade em si.

Em temas anteriores aqui no dicionário direito tratamos sobre temas como ideologia, feminismo, e liberalismo. Veremos neste artigo o significado de sociologia, para que serve e seus grandes pensadores.

Para que Serve a Sociologia?

Os estudos da sociologia auxiliam na compreensão dos seres sociais sobre si mesmo e sobre suas relações sociais. Atualmente, muitos deles continuam ligados às instituições sociais, como a família, mas também já abrangem uma série de temas como gênero, sexualidade e etnia, entre outras micro e macroestruturas.

Seu objetivo é compreender como os indivíduos interagem, se organizam e os fenômenos sociais que surgem dessas relações. Assim, a sociologia visa estudar as mais diversas culturas e sociedades, e não apenas a particularidade de um indivíduo.

Pensadores da Sociologia

Grandes pensadores sociólogos e filósofos se destacaram no decorrer da história da sociologia, contribuindo para seu surgimento e desenvolvimento. Entre os teóricos de maior relevância estão:

  • Karl Marx (1818-1883): Marx foi o responsável pela criação da doutrina comunista moderna, tendo sido criadas por eles as teorias sobre a luta de classes existente no capitalismo. Muito citadas e seguidas até hoje, suas teorias são conhecidas como Marxismo.
  • Max Weber (1864-1920): Weber foi um importante sociólogo alemão considerado o criador da sociologia e conhecido pela teoria do Tipo Ideal.
  • Émile Durkheim (1815-1917): Durkheim possui várias formações, dentre elas a de psicólogo social e filósofo. É conhecido como o pai da sociologia moderna, e lutou pelo reconhecimento da mesma como ciência.
  • Friedrich Engels (1820-1895): Engels foi um empresário alemão que ajudou Karl Marx criar o socialismo científico, mas conhecido como Marxismo.

Também é importante citar Auguste Comte (1798-1857), grande filósofo francês chamado de pai do positivismo e criador da sociologia.

Outros destaques são Gabriel Tarde (1843-1904), que deixou em seu legado a “Teoria da Imitação“; Harriet Martineau (1802-1876), pelo compromisso social e fundação da Sociologia; e Frédéric Le Play (1806-1882), influenciador dos estudos sobre os fenômenos sociais.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.