O que são Princípios Fundamentais da República?
Os princípios fundamentais da República são dispositivos que têm como finalidade estabelecer as razões pelas quais o Estado brasileiro existe e é mantido. Estão expressos entre os artigos 1º e 4º Constituição Federal de 1988.
Em outros artigos aqui no dicionário direito tratamos sobre temas como princípios da administração pública, direitos de personalidade, e administração pública direta e indireta. Veremos agora quais são os princípios fundamentais da República, seus fundamentos e objetivos fundamentais.
Conceito de Princípios Fundamentais da República
Os princípios fundamentais têm como objetivo definir quais são as bases da República Federativa do Brasil. Eles apontam e caracterizam aquilo que deve ser respeitado dentro do país.
Fundamentos
De acordo com o art. 1º da Constituição Federal, a República Federativa do Brasil possui cinco fundamentos, sendo eles: a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político.
O artigo também define o Brasil como um Estado democrático de direito, o que significa dizer que ele deve prezar pelo respeito aos direitos humanos e às garantias fundamentais.
A respeito de seu regime político, o país adota a democracia. Por isso, no Parágrafo único do art. 1º, a CF afirma-se que “todo poder emana do povo”, seja pelo exercício direto ou indireto.
Poderes da União
Já o art. 2º da CF fala sobre os Poderes da União, e garante que os mesmos são “independentes e “autônomos” entre si. Os três poderes são: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Objetivos Fundamentais
O terceiro artigo a discorrer sobre os princípios fundamentais da República traz seus objetivos fundamentais. Os objetivos definem aquilo que a nação busca alcançar, devendo ser perseguidos e fiscalizados. São eles:
- Construir uma sociedade livre, justa e solidária;
- Garantir o desenvolvimento nacional;
- Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
- Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Relações Internacionais
Por fim, o art. 4º da CF discorre sobre os princípios com base nos quais a República Federativa do Brasil rege suas relações internacionais.
Ao todo, são 10 (dez) princípios, sendo eles:
- Independência nacional;
- Prevalência dos direitos humanos;
- Autodeterminação dos povos;
- Não-intervenção;
- Igualdade entre os estados;
- Defesa da paz;
- Solução pacífica dos conflitos;
- Repúdio ao terrorismo e ao racismo;
- Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
- Concessão de asilo político.
No parágrafo único do mesmo artigo, também fica definido que o país deve buscar a “integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina”.