O seu Dicionário Jurídico Online

Meu INSS

O Meu INSS é um sistema informatizado online que foi desenvolvido para facilitar a vida de quem precisa de atendimento do INSS. Após o cidadão fazer um cadastro ele poderá fazer vários procedimentos sem precisar ir uma agencia.

Já tratamos aqui no dicionário direito sobre Agendamento Carteira de Trabalho, Agendamento RGAgendamento INSS. Vermos abaixo o que é e para que serve o sistema Meu INSS.

O que é e Para que Serve o Meu INSS?

Quem costuma frequentar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já tem ideia de quantas horas poderá ficar na fila até ser, finalmente, atendido.

E um cenário pior que esse se verifica quando, na ausência de algum documento essencial, o segurado termina perdendo tempo em vão, sendo obrigado a retornar segundas, terceiras ou até quartas vezes à autarquia.

Visando reduzir o tempo na fila de espera, bem como a burocracia que costuma acompanhar os serviços prestados pelo INSS, passou-se a pensar na informatização dos serviços.

Nesse sentido, o Meu INSS surge como uma forma de permitir ao segurado realizar um cadastro online, em que obterá o login e senha para acesso do sistema que disponibilizará os diversos serviços e direitos que poderão ser garantidos a esses cidadãos.

Vale dizer que nem todos os serviços disponíveis no Meu INSS irão solicitar senha, como é o caso do agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e agendamento de perícia médica.

Assim, após realizar o cadastro no sistema Meu INSS, o segurado poderá descobrir não apenas os serviços disponíveis, como também realizar o agendamento prévio dos mesmos.

Ou seja, ao invés de comparecer duas vezes à autarquia, uma para agendamento do serviço e outra para a sua efetiva realização, o segurado poderá se valer da facilidade proporcionada pela internet e fazer os agendamentos que forem necessários sem sequer sair de casa.

Serviços Meu INSS

Alguns dos serviços disponibilizados pelo sistema são:

  • Aposentadorias Urbanas
  • Salário maternidade;
  • Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Histórico de Crédito de Benefício;
  • Simulação de Tempo de Contribuição;
  • Consulta Declaração – Consta/Nada Consta;
  • DRSCI – declaração para o Contribuinte Individual;
  • Extrato de Imposto de Renda;
  • Extrato de Empréstimo Consignado;
  • Etc.

Para descobrir como funciona o Meu INSS, basta acessar o link: Meu INSS.

Além de agendamentos, por meio do celular ou do computador, o segurado poderá acessar o Meu INSS e consultar as informações relativas às suas contribuições previdenciárias, experiências de trabalho, etc.

Se você ficou com alguma dúvida sobre como utilizar o Meu INSS, também é possível entrar em contato com a autarquia por meio do número 135.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.