O seu Dicionário Jurídico Online

Licença Gala

A Licença Gala ou Licença Casamento proporciona ao empregado em regime de CLT o benefício de se ausentar de suas atividades durante determinado período de tempo, após ter se casado, sem qualquer desconto no valor de seu salário.

Dentre as licenças previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, o trabalhador possui o direito à Licença Casamento, mas conhecida como Licença Gala.

Já tratamos aqui no dicionário direito sobre temas como licença nojo, permuta, pedir demissãodireito de imagem. Veremos hoje o significado de licença gala.

Licença Gala Quantos Dias São?

O período estipulado por lei que permite é de três dias consecutivos após o casamento, sendo este prazo válido tanto para a noiva quando para o noivo.

Já o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civil da União permite que os servidores públicos afastem no período de oito dias consecutivos após a gala.

Licença Casamento para Professores

Apenas os professores em regime de CLT se diferenciam dos demais, já que podem gozar de nove dias consecutivos. É importante deixar claro que o dia do casamento não é contato como dia de dispensa do funcionário, e sim o primeiro dia de trabalho após a data.

Exemplo

Por exemplo: se o casamento for realizado na sexta-feira e o funcionário não tiver expediente aos sábados e domingos, os dias de “folga” começam a ser contados apenas na segunda-feira, e o mesmo só precisa retornar às suas tarefas na quinta-feira.

Quando se trata de professores, a retorno será apenas na quarta-feira da segunda semana, computando o prazo de nove dias.

O direito concedido pela licença gala não pode ser utilizado mais de uma vez para a mesma união. Por isso, se o casal decidir realizar o casamento no civil e no religioso com datas distintas, será preciso escolher um dos dois eventos para gozar da licença.

Veja também: O que é Sui Generis?

Caso o colaborador realize o casamento em seu período de férias, ele perde o direito de gozar da licença gala.

É necessário informar o departamento responsável da empresa com antecedência sobre o afastamento, garantindo que as devidas providências sejam tomadas e que não haja descontos no salário do empregado.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.