O seu Dicionário Jurídico Online

Conectividade Social

A Conectividade Social trata-se de um canal eletrônico que é utilizado para fazer a transmissão de informações entre o FGTS e a Caixa Econômica Federal. Seu objetivo é reduzir a burocracia e dar celeridade ao trabalho dos empresários/contadores no que tange a comunicação junto a Caixa a respeito do FGTS.

Já tratamos aqui no dicionário direito sobre Meu INSS, Carência nas Contribuições, Agendamento Carteira de Trabalho, e Agendamento INSS. Veremos abaixo o que é Conectividade Social.

É um canal obrigatório para a transmissão de informações relacionadas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e à Previdência Social).

De um modo geral, a conectividade social serve para a troca constante de informações referentes ao Fundo de Garantia entre:

  • CEF (Caixa Econômica Federal);
  • Empregadores como micro e pequenas empresas;
  • Escritórios de Contabilidade;
  • Sindicatos e entidades de classe;
  • Prefeituras e demais órgãos públicos.

Conectividade Social ICP

Atendendo às novas exigências tecnológicas a Caixa lançou o Conectividade Social ICP. Essa opção é totalmente online sem a necessidade de programas adicionais para a transmissão dos dados.

O nome ICP é em razão do acesso ser através de Certificado Digital no padrão ICP – Brasil que passa segurança ao processo dentro das normas internacionais de segurança na web.

Quem pode usar Conectividade Social?

A Conectividade Social é uma ferramenta patronal. Assim, destina-se a facilitar a vida das empresas.

Podem fazer parte do Conectividade Social quem está enquadrado como MEI (Microempreendedor Individual) bem como empresas optantes pelo Simples Nacional.

Consequentemente, as empresas que fazem parte do Simples só podem usar o Conectividade Social caso possuam menos de 10 funcionários na sua equipe de colaboradores.

Como acessar o Conectividade Social?

Obter o certificado digital: A saber o certificado digital é emitido por qualquer uma das autoridades Certificadoras credenciadas no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

Entrar no site: Ao acessar o link www.conectividade.caixa.gov.br informe sua senha quando for solicitado para continuar.

A partir daí já é possível usar a plataforma e desfrutar de todos os seus benefícios.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.