O seu Dicionário Jurídico Online

Chefe e Líder

Há uma grande diferença entre ser chefe e ser líder, mesmo que os termos sejam empregados como sinônimos. No âmbito da administração, entende-se que um líder é capaz de ser chefe, mas um chefe não é capaz de ser um líder.

Tratamos anteriormente aqui no dicionário direito sobre ceo, programa 5sanalise swotCiclo PDCAcompliance. Agora veremos a diferença entre chefe e líder, o que são e suas principais características.

Em diversos contextos, especialmente no das organizações, é possível identificar duas figuras de autoridade: o chefe e o líder.

O que é um Chefe?

A característica do chefe é ser autoritário e centralizador. Ele não enxerga seus colaboradores como uma equipe, e sim como pessoas subordinadas que estão ali para entregar o resultado que a empresa deseja, independente de qualquer situação. Por isso, não existe a preocupação em incentivar ou motivar sua equipe.

Além disso, o chefe não aceita erros, nem tampouco está junto para assumir as responsabilidades quando algo de errado acontece. Pelo contrário, ele responsabiliza outros pelos erros, tirando a responsabilidade de suas costas.

Em suma, ele não pensa na satisfação de seus funcionários e, apesar de sua posição na empresa, é incapaz de liderar.

O que é um Líder?

Já um líder possui uma conduta oposta: ele não impõe medo em seus colaboradores, e sim respeito. Um bom líder sabe a hora certa de motivar sua equipe, apesar de nem sempre ocupar uma posição alta na hierarquia da empresa.

Algumas características de um Líder:

  • Desenvolve seus subordinados;
  • Trabalha com pessoas de perfis variados;
  • Dá o exemplo para seus colaboradores;
  • Possui inteligencia emocional e interpessoal;
  • Emite feedbacks construtivos.

Ele passa ar de tranquilidade, confiança, respeito e gentileza aos funcionários. Diferente do tratamento de um chefe, o líder enfrenta todos os seus problemas, e assume sua parte de responsabilidade nos erros.

Características do Chefe e do líder Líder

Algumas das principais características que diferenciam o chefe do líder são as seguintes:

  • Sabe dividir tarefas: não fica de braços cruzados enquanto sobrecarrega sua equipe de tarefas.
  • Investe nos funcionários: cria sempre desafios para os colaboradores, sem deixar que o trabalho vire uma rotina cansativa e estressante.
  • Dialoga: nunca aponta, grita ou humilha o colaborador, e sim conversa, explicar e está sempre disposto a ajudar.

É comum escutar a frase “as pessoas não se tornam líderes, e sim nascem líderes”. Contudo, na prática, todo mundo pode ser um líder, desde que busque ampliar seus conhecimentos, aperfeiçoar sua comunicação interpessoal e ser uma pessoa mais empática, organizada e focada.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.