O seu Dicionário Jurídico Online

Programa 5S

O Programa 5s foi criado com objetivo de mobilizar, conscientizar e motivar todos os funcionários de uma organização a seguirem um padrão de atitudes e comportamento. Seu objetivo é refletir na manutenção e melhoria contínua de excelentes condições de limpeza, ordem e segurança de um ambiente de trabalho adequado às operações e bem-estar de todos.

Aqui no dicionário direito vimos também sobre analise swot, Ciclo PDCAcompliancebenchmarkingbrainstorming. Agora veremos o que é Programa 5s significado, para que serve, e qual a sua estrutura.

Quais são os 5 sensos do 5s?

Como o próprio nome indica, a metodologia é formada por 5s, sendo elas cinco palavras que fazem parte do vocabulário japonês, sendo eles: SEIRI, SEITON, SEISOU, SEIKETSU e SHITSUKE.

O significado de cada uma delas é o seguinte:

  1. Seiri (senso de Utilização): o primeiro “s” da metodologia tem como propósito utilizar os materiais, equipamentos, ferramentas com bom senso, ou seja, de acordo com a precisão de cada departamento. A finalidade é ganhar espaço, facilitar a limpeza e evitar o desperdício.
  2. Seiton (senso de ordenação): o sendo de ordenação é onde ocorre a organização de todos os materiais utilizados pela empresa, facilitando o acesso de cada funcionário a tudo o que precisa. Ele acontece através da utilização de painéis ou etiquetas instaladas em locais estratégicos e de forma padronizada.
  3. Seisou (senso de limpeza): a limpeza do ambiente deve ser realizada por toda a parte, desde o chão das salas até os armários, incluindo cadeiras, mesas e lixos. Mesmo que a empresa tenha um profissional para fazer esse serviço, é preciso que cada funcionário se responsabilize pelo seu próprio lixo.
  4. Seiketsu (senso de saúde): para que os funcionários não desenvolvam problemas de saúde, o quarto “s” busca deixar um ambiente agradável, como ações como pintar paredes com cores claras, utilizar cadeiras e mesas apropriadas para o tamanho de cada um, disponibilizar descansos para os pés, investir em uma iluminação clara e em um ambiente climatizado, instalar armários próximos, entre outras.
  5. Shitsuke (senso de autodisciplina): diferente dos sensos anteriores, o quinto “s” é aplicado de forma individual. Esse processo só pode ser realizado quando todos os anteriores já estiverem sido colocados em prática, já que a autodisciplina deve estar ligada aos valores de cada pessoa.

Para que Serve o Programa 5s? Vantagens

Algumas das vantagens da metodologia 5S podem ser facilmente identificados ao se aplicar o método 5s em uma organização são:

Diminuição no desperdício (materiais de papelaria, produtos de limpeza, energia, água, copos descartáveis);

  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria de processos;
  • Aumento da qualidade de vida;
  • Melhor atendimento.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.