Programa 5S
O Programa 5s foi criado com objetivo de mobilizar, conscientizar e motivar todos os funcionários de uma organização a seguirem um padrão de atitudes e comportamento. Seu objetivo é refletir na manutenção e melhoria contínua de excelentes condições de limpeza, ordem e segurança de um ambiente de trabalho adequado às operações e bem-estar de todos.
Aqui no dicionário direito vimos também sobre analise swot, Ciclo PDCA, compliance, benchmarking, brainstorming. Agora veremos o que é Programa 5s significado, para que serve, e qual a sua estrutura.
Quais são os 5 sensos do 5s?
Como o próprio nome indica, a metodologia é formada por 5s, sendo elas cinco palavras que fazem parte do vocabulário japonês, sendo eles: SEIRI, SEITON, SEISOU, SEIKETSU e SHITSUKE.
O significado de cada uma delas é o seguinte:
- Seiri (senso de Utilização): o primeiro “s” da metodologia tem como propósito utilizar os materiais, equipamentos, ferramentas com bom senso, ou seja, de acordo com a precisão de cada departamento. A finalidade é ganhar espaço, facilitar a limpeza e evitar o desperdício.
- Seiton (senso de ordenação): o sendo de ordenação é onde ocorre a organização de todos os materiais utilizados pela empresa, facilitando o acesso de cada funcionário a tudo o que precisa. Ele acontece através da utilização de painéis ou etiquetas instaladas em locais estratégicos e de forma padronizada.
- Seisou (senso de limpeza): a limpeza do ambiente deve ser realizada por toda a parte, desde o chão das salas até os armários, incluindo cadeiras, mesas e lixos. Mesmo que a empresa tenha um profissional para fazer esse serviço, é preciso que cada funcionário se responsabilize pelo seu próprio lixo.
- Seiketsu (senso de saúde): para que os funcionários não desenvolvam problemas de saúde, o quarto “s” busca deixar um ambiente agradável, como ações como pintar paredes com cores claras, utilizar cadeiras e mesas apropriadas para o tamanho de cada um, disponibilizar descansos para os pés, investir em uma iluminação clara e em um ambiente climatizado, instalar armários próximos, entre outras.
- Shitsuke (senso de autodisciplina): diferente dos sensos anteriores, o quinto “s” é aplicado de forma individual. Esse processo só pode ser realizado quando todos os anteriores já estiverem sido colocados em prática, já que a autodisciplina deve estar ligada aos valores de cada pessoa.
Para que Serve o Programa 5s? Vantagens
Algumas das vantagens da metodologia 5S podem ser facilmente identificados ao se aplicar o método 5s em uma organização são:
Diminuição no desperdício (materiais de papelaria, produtos de limpeza, energia, água, copos descartáveis);
- Desenvolvimento da criatividade;
- Aumento da produtividade;
- Melhoria de processos;
- Aumento da qualidade de vida;
- Melhor atendimento.