O seu Dicionário Jurídico Online

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é um método de gerenciamento que visa à melhoria das organizações por meio do controle e aperfeiçoamento do processo e do produto de forma contínua. A sigla PDCA vem da língua inglesa, assim sendo dividida em quatro ações: Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Avaliar) e Act (Agir).

Tratamos aqui também no dicionário direito sobre compliance, benchmarkingbrainstorming5W2Hcommodities. Agora veremos o que é Ciclo PDCA, significado, para que serve, e quais são as etapas.

O significado de PDCA é uma sigla em inglês composta pela junção das seguinte palavras: Plan, Do Check e Act, que em sua tradução significa Planejar, Fazer, Checar e Agir.

Para que Serve o Ciclo PDCA?

Este processo é bastante conhecido pelas empresas por ser uma técnica que não precisa ser aplicada apenas uma vez, mas quantas sejam necessárias.

Mas afinal, para que serve o ciclo PDCA? Trata-se de é uma ferramenta que auxilia as organizações em ter uma melhoria contínua aperfeiçoamento constante e gerenciamento de seus processos através de 4 ações:

  1. Plan (Planejar);
  2. Do (Fazer);
  3. Check (Checar);
  4. Act (Agir).

Contudo, necessita ser executado de maneira correta para que os processos sejam melhorados ou os problemas resolvidos.

Com a utilização do método, a organização é capaz de inovar e melhorar de forma contínua e, assim, consegue oferecer um serviço ou produto com cada vez mais qualidade para seu cliente, aumentando seu nível de satisfação.

Quais São as Etapas do Ciclo PDCA?

O as epatas do ciclo PDCA são divididas entre os seguintes momentos:

  1. Planejar: a primeira etapa tem como objetivo promover a identificação do problema (histórico, definição, principais efeitos, etc.). É o momento de analisar todo o processo e criar um plano de ação.
  2. Executar: após a identificação do problema e a criação do plano de ação, é preciso colocar em prática tudo que foi planejado na etapa anterior. Caso haja problemas na execução, será necessário voltar à etapa do planejamento e modificá-lo.
  3. Avaliar: a terceira etapa do ciclo é utilizada para monitorar todo o processo, tornando possível verificar se as ações estão sendo executadas conforme planejado. Para que essa etapa ocorra com excelência, é necessário que haja clareza, comparação nos resultados financeiros e, em último caso, modificação no processo.
  4. Agir: após realizar o levantamento de todos os erros que impedem de chegar ao objetivo desejado, o último passo é colocar em prática todo o planejamento, afim de alcançar as metas estipuladas. Depois a análise dos resultados, caso ainda haja problemas, o PDCA poderá ser reiniciado.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.