CEO – Chief Executive Officer
CEO ou Chief Executive Officer, que em sua tradução para o português significa Diretor Executivo. O termo é utilizado dentro do meio organizacional para se referir à função de maior hierarquia dentro dela. O Diretor Executivo é o individuo responsável por todas as estratégias de uma empresa, sendo ele o responsável por toda a equipe e pela resolução de todos os problemas, independente do seu grau de dificuldade.
Tratamos anteriormente aqui no dicionário direito sobre programa 5s, analise swot, Ciclo PDCA, compliance, benchmarking. Agora veremos o significado de CEO, para que serve, e qual a sua estrutura.
Diretor Executivo (CEO) e Diretor Geral
Em algumas empresas existe uma pessoa com o cargo de Diretor Executivo; na grande maioria existe apenas a figura do Diretor Geral.
Isso ocorre porque o cargo de Diretor Executivo geralmente é criado apenas em grandes empresas, como as multinacionais, nas quais existe a necessidade de colaborador competente e com habilidades necessárias para tomar conta da organização como um todo.
CEO é o Dono da Empresa?
Não necessariamente o fundador de uma empresa será seu CEO, já que o mesmo pode transferir o posto para outra pessoa. Apesar de muitas controvérsias a respeito desse assunto, ganharam notoriedade fundadores que atuam ou atuaram como CEO de suas próprias empresas, como Bill Gates e Mark Zuckerberg.
Quem pode Ser CEO de uma Empresa?
Por ser um cargo de grande responsabilidade, geralmente é exigido que o profissional possuir graduação (bacharelado), e a formações mais comuns dos CEO’s são:
- Administração de Empresas;
- Ciências Contábeis;
- Gestão de Recursos Humanos;
- Marketing;
- Ciências Econômicas;
- Gestão Pública.
Além da graduação, pode ser exigida uma qualificação ainda maior, como uma pós-graduação na área de negócios.
Além dos requisitos referentes à formação acadêmica, também é necessário que o indivíduo possua espirito de liderança, autocontrole, saiba lidar com riscos e possua informações sobre todos os valores da empresa da qual irá fazer parte. Ou seja, quanto mais qualificado, maiores as chances de se chegar ao topo de uma organização.
Qual a diferença de CEO e CFO?
CEO é o Diretor Executivo de uma empresa, o qual trata dos assuntos relacionados à atividade da empresa, já o CFO ou Chief Financial Officer, é o Diretor Executivo Financeiro da empresa, ou seja, o responsável por administrar todo o setor financeiro da organização.
Quanto Ganha o CEO de uma Empresa? Qual o Salário?
A contratação de um profissional para preenchimento da vaga de Diretor Executivo é bastante complexa devido às exigências e a concorrência, porém a remuneração da função é bastante atrativa.
O salário para essa função varia de acordo com a empresa e a experiência do profissional. Um CEO contratado como trainee, por exemplo, pode ganhar de R$ 6.700,00 a R$ 15.200,00. Já como Diretor Executivo Master, o salário pode chegar até R$ 43.000,00 ou mais em empresas de grande porte.