O seu Dicionário Jurídico Online

Ativo e Passivo na Contabilidade

Os termos ativo e passivo, quando utilizados no âmbito da contabilidade, dizem respeito a itens do balanço patrimonial. Eles têm como objetivo agrupar as contas de uma determinada organização de acordo com o seu devido propósito.

Tratamos aqui no dicionário direito também sobre Falência e Recuperação Judicial, CNPJpro-laborecredor e devedor, e faturamento. Veremos agora as diferenças entre ativo e passivo na contabilidade.

Diferença entre Ativo e Passivo

Veremos agora a diferença entre ativo e passivo na contabilidade.

Ativo

O ativo é indicado do lado esquerdo do balanço, e detalha todas as contas que descrevem os bens e os direitos (móveis, imóveis, estoque, vendas a prazo).

Passivo

O passivo fica do lado direito do balanço, e descreve todas as obrigações (impostos, pagamento de fornecedores, pagamento de empregados, entre outros) da organização.

Classificação das Contas do Ativo e Passivo

As contas do ativo são divididas em Ativo Circulante e Ativo Não Circulante, enquanto o passivo é dividido em Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido.

Contas do Ativo

  • Ativo Circulante: é composto por contas que devem ser giradas rapidamente para se transformar em dinheiro, ou seja, contas de curto prazo. Alguns exemplos de ativos circulantes são: caixa, bancos, aplicações financeiras imediatas.
  • Ativo Não Circulante: são contas de rotação lenta, longo prazo, tais como aplicações financeiras, cauções, aparelhos e equipamentos, marca, patente.

Contas do Passivo

  • Passivo Circulante: o passivo circulante possui grande influência no fluxo de caixa da organização, e são dívidas a serem pagas em curto prazo. Exemplos: obrigações com fornecedores, funcionários, provisões.
  • Passivo Não Circulante: a diferença do passivo não circulante para o passivo circulante são os prazos. O não circulante se refere a obrigações de longo prazo, levando mais doze meses para serem pagas, como exemplo: empréstimos e financiamentos em bancos, títulos a pagar.
  • Patrimônio Líquido: representa a parte de cada sócio da empresa. Para chegar a ele, subtrai-se o ativo do passivo.

Todas as contas da empresa devem ser lançadas de maneira correta, por isso, é fundamental que um profissional especializado no ramo realize todos os lançamentos, evitando que haja problemas na contabilidade da mesma.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.