O seu Dicionário Jurídico Online

Faturamento

O faturamento é um processo que tem como objetivo realizar o levantamento de todo o valor que entrou na empresa em um determinado período, seja por vendas ou prestação de serviço antes de serem rateados. Ou seja, o faturamento é a receita bruta de uma organização.

Aqui no dicionário direito já tratamos sobre temas como alienação fiduciária, propaganda enganosa, e vinculação da oferta. Agora trataremos sobre significado de faturamento, seus tipos e cálculo.

Faturamento e Lucro

O faturamento costuma ser confundido com lucro, mas mesmo sendo processos que estão interligados há uma grande diferença entre eles.

O lucro é todo o valor arrecadado pela organização depois de descontado todas as obrigações (água, luz, aluguel, fornecedores, colaboradores, impostos, entre outros) da mesma. Através dele, pode-se identificar se a empresa deu lucro ou prejuízo naquele período.

O faturamento costuma ser realizado todos os meses pelo departamento responsável da organização. Ele deve ser realizado de maneira precisa para que não haja erro no resultado final, evitando com que falte alguma quantia.

Tipos de Faturamento

Há dois tipos de faturamento, sendo eles: faturamento bruto e faturamento líquido.

  • Faturamento Bruto: o faturamento bruto é todo o dinheiro arrecadado pela instituição seja através de vendas ou prestações de serviços antes de considerar o gasto que a mesma possui para se manter. Para chegar ao valor do faturamento bruto é só multiplicar o valor do produto/serviço pela quantidade vendida no período em que será realizado o faturamento.
  • Faturamento Líquido: o faturamento líquido é todo o montante que sobra para a empresa depois de descontado os impostos e a dedução de vendas (vendas canceladas ou mercadorias devolvidas). Para conseguir chegar ao resultado final do faturamento líquido é necessário pegar o valor do faturamento bruto e subtrair pelos impostos e as deduções de vendas.

Cálculo do Faturamento

O cálculo do faturamento é feito de maneira simples, como exemplo: uma empresa realizou a venda de 3.000 vestidos durante o mês de abril no valor de R$ 50,00 cada (3000×50=150.000), então o valor que deverá ter em caixa no final do mês é de R$ 150.000,00.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.