O seu Dicionário Jurídico Online

Credor e Devedor

Credor e Devedor referem-se a relações jurídicas que entre quem deve e quem detém o direito de receber o valor correspondente à dívida, ou seja, o crédito.

Aqui no dicionário direito tratamos também sobre faturamento, alienação fiduciáriapropaganda enganosa, e oferta e demanda. Agora veremos sobre significado de credor e devedor, no código civil, sua relação jurídica, suas diferenças e exemplos.

Credor e Devedor Código Civil

As figuras do credor e devedor no direito civil são apresentados junto ao direito das obrigações, o qual se encontra na Parte especial, Livro I, Do Direito das Obrigações entre os artigos 233 a 285.

Relação Jurídica

Há uma obrigação no negócio que pode ser definida como relação jurídica de caráter transitório, estabelecida entre estes dois (ou mais) agentes, unidos por um objeto de prestação pessoal econômica.

Em se tratando de uma relação jurídica, cabe ressaltar que esta é formada por:

  1. Sujeito ativo;
  2. Sujeito passivo;
  3. Vínculo;
  4. Objeto.

Exemplo de Credor e Devedor

Um bom exemplo de credor e devedor ocorre na relação entre duas pessoas quando ocorre a venda de um veículo. Vamos imaginar que o vendedor, João, vendeu seu carro em 12 prestações para Jonas, o comprador.

Agora, vamos identificar o que cada elemento representa na relação jurídica que se iniciou:

  • Sujeito Ativo: João, trata-se do credor, quem está vendendo o veículo e possui os direitos de receber o pagamento da parte devedora;
  • Sujeito Passivo: Jonas, trata-se do devedor, quem está comprando o veículo e possui obrigações junto ao credor, as quais deve cumprir a fim de manter corretamente o a relação estabelecida no negócio;
  • Vínculo: A venda do veículo estabeleceu um vínculo entre João e Jonas, os quais fazem parte de uma relação jurídica até que as obrigações se encerrem;
  • Objeto: Veículo, o item a ser negociado durante o negócio.

Diferença entre Credor e Devedor

Há uma obrigação configurada entre os agentes em da relação a qual funciona como um vínculo. Ou seja, o credor e o devedor estão correlacionados por uma prestação, uma obrigação do devedor perante o credor.

Abaixo, veremos a diferença entre credor e devedor.

Estes são sujeitos de uma obrigação estabelecida os quais fazem parte de uma prestação devida. Entretanto, diferem-se nas responsabilidades.

Ao devedor consta a obrigação desta prestação, que será uma conduta humana, em um contexto jurídico de dar, fazer ou não fazer. Já ao credor cabe o direito de requerer o pagamento do crédito.

Cabe ressaltar que há direitos e deveres na esfera jurídica nessa relação de obrigação entre duas ou mais partes.

Quem é o Credor? Significado

O significado de credor trata-se do sujeito ativo da obrigação financeira, aquele que tem direito a uma prestação. Trata-se do indivíduo que empresta dinheiro a outrem (pessoa titular de crédito).

Ele tem interesse que a prestação seja cumprida, uma vez que tem obrigações e/ou valores a receber.

Exemplo de Credor: Jonas comprou um carro de João e parcelou o valor do veículo em 12 prestações. Neste exemplo, João é o credor de Jonas, visto que possui um crédito (valor à receber) de João.

Quem é o Devedor? Significado

significado de devedor pode ser entendido como o sujeito passivo da obrigação financeira, trata-se daquele que deve realizar o pagamento da prestação.

O indivíduo que deve algo a outrem, que possui obrigações a cumprir.

Exemplo de Devedor: Utilizando o mesmo exemplo citado acima, Jonas possui um débito (dívida) com João, pois financiou em 12 vezes o carro que comprou junto a seu colega. Logo, Jonas é o devedor, tendo em vista que o mesmo está em débito (dívida) com joão.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.