Ativo e Passivo na Contabilidade
Os termos ativo e passivo, quando utilizados no âmbito da contabilidade, dizem respeito a itens do balanço patrimonial. Eles têm como objetivo agrupar as contas de uma determinada organização de acordo com o seu devido propósito.
Tratamos aqui no dicionário direito também sobre Falência e Recuperação Judicial, CNPJ, pro-labore, credor e devedor, e faturamento. Veremos agora as diferenças entre ativo e passivo na contabilidade.
Diferença entre Ativo e Passivo
Veremos agora a diferença entre ativo e passivo na contabilidade.
Ativo
O ativo é indicado do lado esquerdo do balanço, e detalha todas as contas que descrevem os bens e os direitos (móveis, imóveis, estoque, vendas a prazo).
Passivo
O passivo fica do lado direito do balanço, e descreve todas as obrigações (impostos, pagamento de fornecedores, pagamento de empregados, entre outros) da organização.
Classificação das Contas do Ativo e Passivo
As contas do ativo são divididas em Ativo Circulante e Ativo Não Circulante, enquanto o passivo é dividido em Passivo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido.
Contas do Ativo
- Ativo Circulante: é composto por contas que devem ser giradas rapidamente para se transformar em dinheiro, ou seja, contas de curto prazo. Alguns exemplos de ativos circulantes são: caixa, bancos, aplicações financeiras imediatas.
- Ativo Não Circulante: são contas de rotação lenta, longo prazo, tais como aplicações financeiras, cauções, aparelhos e equipamentos, marca, patente.
Contas do Passivo
- Passivo Circulante: o passivo circulante possui grande influência no fluxo de caixa da organização, e são dívidas a serem pagas em curto prazo. Exemplos: obrigações com fornecedores, funcionários, provisões.
- Passivo Não Circulante: a diferença do passivo não circulante para o passivo circulante são os prazos. O não circulante se refere a obrigações de longo prazo, levando mais doze meses para serem pagas, como exemplo: empréstimos e financiamentos em bancos, títulos a pagar.
- Patrimônio Líquido: representa a parte de cada sócio da empresa. Para chegar a ele, subtrai-se o ativo do passivo.
Todas as contas da empresa devem ser lançadas de maneira correta, por isso, é fundamental que um profissional especializado no ramo realize todos os lançamentos, evitando que haja problemas na contabilidade da mesma.