Agendamento INSS
O agendamento INSS é uma ferramenta muito importante a ser utilizada antes de comparecer ao Instituto Nacional do Seguro Social, a fim de que se economizar tempo e esperas desnecessárias.
Em artigos recentes aqui no dicionário direito vimos sobre agendamento carteira de trabalho, licença prêmio e licença maternidade. Agora veremos como realizar o Agendamento INSS.
Como Fazer o Agendamento INSS?
Quem tem o costume de ir ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sabe o quanto essa autarquia pode ser movimentada e já deve estar habituado às longas e intermináveis esperas.
Dessa forma, você garante que o seu atendimento de fato ocorrerá, bem como fica ciente da documentação que se fará necessária a depender do tipo da sua demanda.
Com a tecnologia, cada vez se torna mais prático a resolução de problemas burocráticos, de modo que você conseguirá realizar o seu agendamento sem ter que sair de casa, por meio do link: Agendamento INSS.
Inicialmente, é devido que o usuário realize um cadastro com login e senha para ter acesso ao sistema Meu INSS.
Após o cadastro, caberá ao usuário adicionar seus dados pessoais, como nome, CPF e data de nascimento. Em seguida, esse será direcionado para uma página onde poderá selecionar dentre os requerimentos disponíveis, como é o caso, por exemplo, de aposentadoria, benefícios assistenciais, pensões, auxílio-reclusão, salário maternidade, etc.
É claro que o sistema de agendamento online ainda precisará de reajustes ao longo do tempo, mas, ainda assim, esse já representa um grande avanço e uma facilidade a mais para o segurado do INSS.
INSS Digital
Assim, podemos concluir que o agendamento através do INSS digital poderá auxiliar bastante àqueles que precisam resolver seus problemas na autarquia, reduzindo o tempo gasto em filas de espera.
Uma última dica de extrema relevância aos futuros advogados é a não obrigatoriedade de agendamento para aqueles que possuem a carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Ou seja, se você for advogado, basta comparecer ao INSS, direcionar-se ao guichê próprio para o atendimento daqueles com registro na OAB e esperar ser chamado.
Esse é um direito que muitos advogados não conhecem e por isso terminam enfrentando filas sem necessidade.