O seu Dicionário Jurídico Online

Xenofobia

A xenofobia é definida como um problema social caracterizado pela repulsa a pessoas e coisas estrangeiras com base em suas diferenças culturais. Ela é marcada por comportamentos de ódio, exclusão e hostilidade a grupos ou pessoas não pertencentes a uma determinada sociedade. Tais comportamentos com frequência culminam em violência.

A proibição de direitos públicos para os estrangeiros é uma prática que ocorre desde a Grécia Antiga, devido à separação cultural, dando origem à xenofobia, reflexo de uma sociedade intolerante.

Em temas anteriores aqui no dicionário direito tratamos sobre temas como socialismo,feminismoneoliberalismo e liberalismo. Veremos neste artigo o significado de ideologia, como se forma e alguns tipos.

Xenofobia Resumo

Nesse período, considerava-se “xeno”, ou seja, estrangeiro, aquele que não nascia em sua cidade. Assim, um ateniense era xeno em Esparta, não possuindo nenhum direito político.

O assunto também tem ganhado muito destaque na atualidade, especialmente em razão das ações de países da Europa e os Estados Unidos, que vêm criando políticas mais severas para barrar a entrada de imigrantes.

Como reflexo, a população se torna agressiva, hostil e violenta com aqueles que conseguem adentrar ao país, gerando inúmeros casos de agressões verbais, físicas, e até mortes.

Doença Psicológica

A xenofobia também pode ser considerada uma doença psicológica, sendo incluída no grupo de fobia. A característica das pessoas que a possuem é justamente o medo excessivo e descontrolado de tudo que é novo.

Nesse caso, se faz necessário que o indivíduo realize tratamento com psicólogos e especialistas em psiquiatria, pois só eles poderão determinar qual o grau do transtorno e indicar o tratamento a ser realizado.

Geralmente, esse tratamento visa o desenvolvimento de técnicas capazes de fazer com que o paciente aprenda a controlar seus sentimentos excessivos.

Xenofobia No Brasil

Xenofobia no Brasil também é um problema social, pois há grupos estrangeiros que com frequência sofrem discriminação por alguns indivíduos por sua nacionalidade, como ocorre com pessoas oriundas de países de base Africana e Árabe, mas também ocorre com outras nacionalidades, como a Chinesa, por exemplo.

Combate à xenofobia

Para conseguir prevenir e combater esse tipo de preconceito, é importante que o governo e a sociedade se unam em prol de estratégias eficazes, tais como:

  • Criar de campanhas que promovam a integração de imigrantes.
  • Incentivar o trabalho da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
  • Promover ações de imersão e aprendizado sobre diferentes culturas desde a infância.
  • Buscar uma aproximação individual com base no diálogo, que tenha como objetivo compreender a realidade de imigrantes.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.