Relatório

O relatório é um documento exigido tanto por instituições escolares quanto por empresas, capaz de relatar sobre um assunto ou trabalho desenvolvido durante um determinado período de tempo.

Já tratamos aqui no dicionário direito sobre outros tipos de documentos como requerimentoatestado, carta comercial, e currículo. Trataremos agora sobre o que é uma relatório como fazer um.

Ele é produzido quando uma autoridade solicita a narração escrita de um tema específico, que precisa ser aprofundado pelo escritor para que o mesmo atinja uma proposta de solução. Ao desenvolver esse tema, é originado o relatório, sendo ele um tipo de redação técnica.

Tipos de Relatório

É possível encontrar inúmeros tipos de relatórios, como, por exemplo: relatório escolar, relatório científico relatório administrativo, relatório crítico, entre outros.

  • Relatório escolar: realizado com base em uma atividade sugerida pelo professor, seja um filme, um livro, um passeio escolar, ou uma matéria específica.
  • Relatórios científicos: realizado por acadêmicos de universidades com base de estudos científicos.
  • Relatório administrativo: solicitado por um superior de uma organização, seja diariamente, semanalmente ou anualmente.
  • Relatório crítico: tipo de documento no qual é possível identificar a opinião do autor dentro do texto.

Como Fazer um Relatório?

Na hora fazer um relatório, o autor deve tomar cuidado para que as informações fiquem organizadas, por isso, a linguagem formal é utilizada para passar ao leitor o conteúdo desejado. Para que o documento seja facilmente compreendido, é necessário que ele contenha a seguinte estrutura:

  1. Cabeçalho: no cabeçalho da folha é inserida logomarca, nome, endereço e contato da organização.
  2. Página inicial: contém nome da organização, assunto, nome do autor, local e data.
  3. Objetivo: descreve qual foi o propósito da realização do relatório.
  4. Introdução: um resumo do assunto que será desenvolvido no decorrer do relatório.
  5. Desenvolvimento: o processo de desenvolvimento é realizado para apresentar todo o conteúdo estudado referente ao assunto proposto. No desenvolvimento podem ser usados textos, gráficos, tabelas e imagens.
  6. Conclusão: essa etapa tem a finalidade fechar todo o conteúdo, finalizando as ideias principais e apresentando os pontos de melhoria sugeridos.
  7. Bibliografia: ponto fundamental, é nela onde são colocadas todas as fontes de pesquisas utilizadas na realização do relatório.

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