O seu Dicionário Jurídico Online

O que é Carta Comercial? Como Fazer?

A Carta Comercial, também conhecida como Correspondência Técnica, é um documento elaborado pelas empresas com intuito de realizar uma comunicação empresarial.

Já tratamos aqui no dicionário direito sobre temas como requerimentoatestado,  comunicação oficial, e currículo. Trataremos agora sobre o que é uma carta comercial como fazer uma.

Além de promover uma comunicação dentro da própria empresa, a carta comercial tem como objetivo iniciar ou encerrar contratos com outras organizações.

Antigamente, as cartas comerciais eram enviadas apenas pelos Correios. Contudo, com os avanços na tecnologia, elas já podem ser enviadas por correio eletrônico, ou seja, pelos e-mails comerciais utilizados dentro da empresa.

Como Fazer uma Carta Comercial? Estrutura

No ato de elaboração da carta, deve ser adotada uma linguagem de fácil entendimento, e a mesma precisa ser objetiva e seguir uma estrutura predeterminada.

Para que a carta fique bem elaborada, é necessário obedecer à seguinte estrutura:

  1. Cabeçalho: o cabeçalho deve conter o logotipo, nome e endereço (rua, complementos, cidade e estado) da empresa remetente. Logo abaixo o documento deve ser datado (cidade, dia, mês e ano). Após a data, na linha de baixo, é necessário colocar o nome e o endereço do destinatário. Todos os itens citados acima devem ser escritos no canto esquerdo da folha.
  2. Assunto: é inserido no assunto o tema que será desenvolvido no decorrer da carta. Exemplo: “Assunto: Atraso de pagamento dos funcionários”.
  3. Vocativo: antes de iniciar o conteúdo da carta é imprescindível colocar um vocativo impessoal para garantir formalidade e respeito. Exemplos: Senhor Diretor, Caro Cliente, Prezado Senhor (a), entre outros.
  4. Corpo: no quarto passo é onde ocorre todo o desenvolvimento do assunto. Lembrando que a Carta Comercial deve ser escrita com objetividade e coerência, mantendo uma linguagem simples.
  5. Despedida/Assinatura: ao terminar de desenvolver todo o conteúdo, é feito o agradecimento seguido da assinatura do destinatário. Ou seja, a despedida fica em uma linha e a assinatura em outra, encerrando o documento.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.