O seu Dicionário Jurídico Online

Ex Nihilo Nihil Fit

O termo em latim Ex nihilo nihil fit, significa “do nada, nada acontece” ou, em termos mais simples, nada surge do nada. A expressão foi primeiro argumentada pelo filósofo grego Parménides. A ideia foi também expressa pelo filósofo e poeta romano Lucretius em seu primeiro livro, De Rerum Natura.

Aqui no  dicionário direito também vimos outros termos jurídicos em latim como ad nutum, ab intestatocaput, e sui generis. Hoje veremos o conceito de ex nihilo nihil fit, e seu significado.

O princípio de que nada surge do nada é principalmente discutido em termos do surgimento do universo. Na concepção clássica dos cristãos, Deus cria ex nihilo, do nada.

Ele não opera sobre alguma coisa preexistente: ele cria sem que haja algo do qual ele cria. Deus cria do nada. Para alguns, este é de fato o argumento para a existência de Deus, pois se o universo não veio do nada, logo, deve haver um Criador.

No entanto, dado que Deus cria do nada, como isso é consistente com a verdade aparente de que algo não pode vir do nada?

Princípio Ex Nihilo Nihil Fit

O princípio do ex nihilo nihil fit parece ser uma verdade metafísica intuitiva e autoevidente. Vamos supor que seja.

Para a física moderna, a lei de conservação de energia afirma que a energia total de um sistema isolado não pode mudar. O universo de energia zero afirma que a quantidade de energia no universo menos a quantidade de gravidade é exatamente zero.

Esse é o único tipo de universo que poderia vir do nada, assumindo que esse universo de energia zero já não é nada. Tal universo precisaria ser plano, um estado que não contradiz as observações atuais de que o universo é plano com uma margem de erro de 0,5%.

Alguns físicos, entre eles Lawrence Krauss, Stephen Hawking e Michio Kaku, definem ou definiram “nada” como um vácuo quântico instável que não contém partículas, o que é diferente da concepção filosófica do nada. Para a filosofia, o nada não tem propriedades inerentes e não é governada por leis físicas.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.