O seu Dicionário Jurídico Online

Patrimônio

Patrimônio são os bens, obrigações e direitos associados à uma entidade, como empresas, ou à uma pessoa. Na contabilidade, somente os patrimônios que podem ser avaliados em moeda são considerados.

No conceito de patrimônio, também podemos verificar que a parte positiva, também chamada de ativo, são os bens e direitos. Já as obrigações fazem parte da categoria negativa do patrimônio ou passivo.

Vimos também aqui no dicionário direito outros temas como Insumo, InadimplênciaOferta e Demanda, e Market Share. Veremos agora o significado de patrimônio, e seus tipos.

Tipos de Patrimônio – Bruto e Líquido

Há vários tipos de patrimônio , contudo, os mais conhecidos são o patrimônio bruto e o líquido.

Patrimônio Bruto

O patrimônio bruto corresponde ao ativo, sendo então este o conjunto de bens e direitos juntos.

Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido, por outro lado, é o ativo menos as obrigações. Os direitos e obrigações são o direito de cobrar e o dever de pagar, respectivamente, que um indivíduo ou empresa possuem.

Patrimônio Cultural

Existem também outros tipos de patrimônios, como patrimônios culturais e naturais.

Patrimônio cultural é o que forma a identidade de uma comunidade, suas tradições e conhecimentos, tanto tangíveis quanto intangíveis.

Patrimônio Natural

Já o patrimônio natural é entendido como regiões que fazem parte do habitat de animais e plantas ameaçados de extinção, assim como formações geológicas que são de suma importância para a ciência e para a conservação.

Categoria dos Bens

Os bens podem ser classificados em quatro categorias:

  • Bens imóveis: são aqueles fixados ao solo, cuja remoção não é possível sem que o bem seja destruído ou sofra danos.
  • Bens tangíveis: são aqueles que existem na forma física, como é o caso de dinheiro, carros, casas, entre outros.
  • Bens móveis: são os que podem ser removidos sem problema do local que estejam, sem dano ou destruição.
  • Bens intangíveis: são os bens que não são palpáveis por não ocorrerem na forma física, como é caso de um domínio de internet ou nome de uma marca.

Um aspecto interessante é que, no caso de empresas, o patrimônio dos sócios e da mesma não se mesclam. Deste modo, não havendo ilicitudes, as dívidas da empresa não afetam o patrimônio daqueles aos quais ela pertence.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.