Patrimônio
Patrimônio são os bens, obrigações e direitos associados à uma entidade, como empresas, ou à uma pessoa. Na contabilidade, somente os patrimônios que podem ser avaliados em moeda são considerados.
No conceito de patrimônio, também podemos verificar que a parte positiva, também chamada de ativo, são os bens e direitos. Já as obrigações fazem parte da categoria negativa do patrimônio ou passivo.
Vimos também aqui no dicionário direito outros temas como Insumo, Inadimplência, Oferta e Demanda, e Market Share. Veremos agora o significado de patrimônio, e seus tipos.
Tipos de Patrimônio – Bruto e Líquido
Há vários tipos de patrimônio , contudo, os mais conhecidos são o patrimônio bruto e o líquido.
Patrimônio Bruto
O patrimônio bruto corresponde ao ativo, sendo então este o conjunto de bens e direitos juntos.
Patrimônio Líquido
O patrimônio líquido, por outro lado, é o ativo menos as obrigações. Os direitos e obrigações são o direito de cobrar e o dever de pagar, respectivamente, que um indivíduo ou empresa possuem.
Patrimônio Cultural
Existem também outros tipos de patrimônios, como patrimônios culturais e naturais.
Patrimônio cultural é o que forma a identidade de uma comunidade, suas tradições e conhecimentos, tanto tangíveis quanto intangíveis.
Patrimônio Natural
Já o patrimônio natural é entendido como regiões que fazem parte do habitat de animais e plantas ameaçados de extinção, assim como formações geológicas que são de suma importância para a ciência e para a conservação.
Categoria dos Bens
Os bens podem ser classificados em quatro categorias:
- Bens imóveis: são aqueles fixados ao solo, cuja remoção não é possível sem que o bem seja destruído ou sofra danos.
- Bens tangíveis: são aqueles que existem na forma física, como é o caso de dinheiro, carros, casas, entre outros.
- Bens móveis: são os que podem ser removidos sem problema do local que estejam, sem dano ou destruição.
- Bens intangíveis: são os bens que não são palpáveis por não ocorrerem na forma física, como é caso de um domínio de internet ou nome de uma marca.
Um aspecto interessante é que, no caso de empresas, o patrimônio dos sócios e da mesma não se mesclam. Deste modo, não havendo ilicitudes, as dívidas da empresa não afetam o patrimônio daqueles aos quais ela pertence.
Olá
eu sou o Luca
e gostei muito de saber sobre o património e os tipos de patrimónios