O seu Dicionário Jurídico Online

Logradouro

Logradouro é um termo com diversos significados, mais comumente utilizado no Brasil pelo ponto de vista urbanista para indicar locais que acesso público, onde todos os cidadãos possuem o direito de circular.

<b>Logradouro</b> é um termo com diversos significados, mais comumente utilizado no Brasil pelo ponto de vista urbanista para indicar locais que acesso público, onde todos os cidadãos possuem o direito de circular.

Logradouro e as Correspondências

Os Correios, empresa federal encarregada pelas correspondências no Brasil, utilizam esse termo em seus sistemas para identificar endereços em todas as cidades.

Quando é necessário realizar o envio de alguma correspondência para um endereço especifico, é exigido o logradouro. Ele é a identificação do tipo de local para onde a mercadoria será enviada, ou seja, é o campo no qual o usuário irá inserir a rua, avenida, praça, ou qualquer outro tipo de logradouro reconhecido.

No ato de uma compra, quando uma empresa solicita o logradouro para realizar o envio do produto, geralmente o cliente se depara com dois casos.

Quando o formulário disponibiliza dois espaços, sendo eles “logradouro” e “complemento”, o cliente deverá inserir apenas o tipo de logradouro e o nome (ex.: “Avenida Brasil”) no primeiro, e em seguida completar as informações no segundo campo.

Quando há apenas um campo para preenchimento do logradouro, é preciso inserir o endereço completo.

Na maioria dos casos, ele é identificado pelo CEP (Código de Endereçamento Postal). Levando em consideração os levantamentos feitos a respeito de suas características, é possível dizer que o termo é comumente empregado como um sinônimo de endereço.

Tipos de Logradouros

São tipos de logradouros reconhecidos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios): Rua, Avenida, Parque, Praça, Vila, Estrada, Viela, Via, Trecho, Sítio, Setor, Conjunto, Morro, Distrito, Quadra, Rodovia, Área, Chácara, Travessa, Condomínio, Aeroporto, Alameda, Viaduto, Recanto, Residencial, Vereda, Colônia, Largo, Esplanada, Lago, Loteamento, Vale, Feira, Núcleo, Jardim, Favela, Trevo, Passarela, Campo, Estação, Ladeira, Lagoa e Pátio.

Exemplo de Logradouro

Exemplos desses locais são: avenidas, ruas, praças, jardins, parques, loteamentos, alamedas, entre outros. Outro significado menos comum para a palavra é um terreno anexo a uma casa para cumprir certa função, como uma horta ou um jardim.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.