Equidade

A equidade trata-se de simetria e retidão. Sua origem é no latim aequitas, que significa igualdade. Agir com equidade revela a intenção de reconhecer o direito de cada indivíduo no processo usando a equivalência e a imparcialidade para deixar todas as partes iguais.

Tratamos aqui no dicionário direito também sobre teoria tridimensional do direito, teoria pura do direito, e estado laico. Veremos hoje sobre O que é Equidade, seu conceito, no direito, princípio, sinônimos e alguns exemplos..

Equidade no Direito

Muitos dos conceitos utilizados na Grécia Antiga e do Império Romano são usados até hoje como base para a equidade nas legislações no Brasil e em outras partes do mundo.

O Direito Romano foi caracterizado por sua formalidade, oralidade e rigidez. Os romanos viam o Direito através da igualdade aritmética o que deixava pessoas do reino excluídas e sem direito algum.

A filosofia grega já possuía um Direito onde as normas eram escritas de maneira tal que todas as pessoas deveriam ser tratadas de forma igual. No momento em que a Grécia invadiu Roma as culturas de fundiram dando início ao princípio jurídico parecido com o atual.

Dessa forma, quando a equidade é usada como princípio no direito essa regra promove agir com justiça e igualdade durante a adaptação das regras à situação existente.

A equidade funciona através da utilização de normas que tenham como base:

  • A moral social em vigor;
  • O tipo de regime político praticado pelo Estado;
  • Os princípios do Direito.

Princípio da Equidade

O princípio da equidade serve para reconhecer e assegurar o direito de cada um através da imparcialidade.

O uso da equidade tende a ser um complemento da justiça também com o intuito de igualar a norma de modo que a letra da lei não se torne excessivamente rígida para uma das partes envolvidas na ação.

Sinônimos de Equidade

A palavra equidade possui uma série de sinônimos. Contudo, os que mais se assemelham aos conceitos usados em situações jurídicas são:

  • Isonomia;
  • Equivalência;
  • Igualdade;
  • Integridade;
  • Lisura.

Exemplos de Equidade

Veremos abaixo dois exemplos de equidade utilizados no contexto jurídico:

A jurisprudência se perfilha ao conservar, por equidade, o limite de 06 (seis) meses para a cobrança de taxas e tarifas de manutenção de conta corrente.

(Fonte: Jusbrasil)

O Juiz pode, então, utilizar-se de equidade para colmatação (preenchimento) da lacuna, desde que não tenha conseguido suprir esta omissão com os meios informados no artigo 4º da LINDB e, também, esteja autorizado legalmente.

(Fonte: Jusbrasil)

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.