O seu Dicionário Jurídico Online

Condição, Termo e Encargo

Condição, termo e encargo constituem cláusulas contratuais que podem estar presentes nos negócios jurídicos celebrados.

Tratamos aqui também no dicionário direito sobre processo extinto, processo baixado, e juntada de petição. Agora veremos o que significa processo baixado no processo judicial.

O negócio jurídico que somente produzirá seus efeitos se determinado evento ocorrer, encontra-se vinculado à cláusula de condição.

Nesse sentido, dispõe o artigo 121 do Código Civil de 2002. In verbis:

Art. 121. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.

Já o termo se trata de cláusula que se refere a evento igualmente futuro, porém certo, de modo que os contratantes possuem conhecimento sobre a sua data ou momento em que esse ocorrerá.

Diferença entre Termo e Condição

A diferença entre termo e condição fica clara no exemplo em que o pai informa que dará um apartamento para o filho.

Se o apartamento somente for dado se o filho ganhar uma promoção no emprego, trata-se de condição, já que não há como ter certeza de que esse será mesmo promovido.

Por outro lado, comprometendo-se o pai em entregar o apartamento quando ele completar 30 anos, verifica-se que o evento possui data certa, sendo o caso da cláusula termo.

Encargo

Por fim, o encargo consiste em obrigação acessória à liberalidade, que deve ser cumprida por pessoa que se beneficiou de uma doação, por exemplo, estando prevista no artigo 136 do Código Civil.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.