O seu Dicionário Jurídico Online

Como Justificar o Voto? Justificar Voto no Segundo Turno

Para saber como justificar o voto no dia da eleição, basta comparecer a um dos locais destinados ao recebimento de justificativas munido do número título de eleitor, de um documento oficial com foto, e do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) devidamente preenchido.

Em artigos anteriores aqui no dicionário direito tratamos sobre outros temas como transferir título de eleitorregularizar o título de eleitor, e voto em branco. Trataremos agora sobre o que acontece se eu não votar.

Se o eleitor decidiu não votar, será necessário justificar seu voto após a data do pleito eleitoral, o cidadão terá um prazo de até 60 (sessenta) dias para preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e realizar sua entrega em um cartório eleitoral.

Também é possível anexar o RJE à documentação que justifique sua ausência e enviá-los ao juiz responsável pela zona eleitoral na qual ele estiver inscrito.

Preciso Justificar meu Voto no Segundo Turno?

Uma dúvida pertinente sobre justificar o voto ocorre quando acontece o 2º turno. Muitas pessoas perguntam se é preciso justificar meu voto no segundo turno?

A resposta é sim. É importante destacar que o eleitor deve justificar sua ausência após cada turno das eleições, pois a justificava será válida apenas para o turno ao qual ele faltou.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.