O seu Dicionário Jurídico Online

Azienda

Azienda é uma palavra de origem italiana que ligada ao patrimônio em movimento para fins econômicos através do elemento humano. O termo pode ser interpretado como o patrimônio de uma empresa, que pode se valorizar ou decair em virtude das atitudes empresariais tomadas por seus donos.

Anteriormente aqui no dicionário direito tratamos sobre temas como pro-labore, credor e devedorfaturamento, e alienação fiduciária. Agora trataremos sobre significado de azienda, na contabilidade, tipos, e classificação.

Azienda na Contabilidade

A azienda na contabilidade trata-se de uma palavra usada no estudo da história da contabilidade e na definição de patrimônio de uma empresa.

Toda azienda é uma entidade econômica administrativa. A contabilidade pode ser definida como a área do saber que estuda o patrimônio que as aziendas possuem no seu dia a dia.

Tipos de aziendas

No mundo globalizado existem diferentes tipos de empresas, desta forma, as aziendas podem se dividir em três tipos distintos. O que irá definir que tipo a azienda se enquadra melhor é a o seu fim, ou seja, o seu objetivo principal.

A seguir seguem os 3 tipos de aziendas:

  • Aziendas com fins socioeconômicos: São as entidades criadas com a ideia de desenvolver o crescimento econômico delas mesmas. Para isso, geralmente prestam um tipo de serviço específico para seu público-alvo. Em contrapartida, seus sócios adquirem benefícios através do montante adquirido pela azienda. Então, quanto mais a azienda cresce melhor é para o sócio. Por suas características e finalidade podemos dizer que sociedades de aposentadorias, institutos de pensão, pecúlio e previdência e benefícios são algumas das aziendas com fins socioeconômicos que podem existir.
  • Aziendas com fins sociais: Como o próprio nome já revela, uma azienda social acontece quando o negócio possui como objetivo a fazer um bem social. Nesse caso, a geração de lucros não existe e o dinheiro é empregado para atividades humanitárias. As associações beneficentes são um exemplo prático de azienda com fins sociais. As entidades de cunho cultural, esportivo e recreativo também são consideradas aziendas sociais.
  • Aziendas com fins econômicos: A azienda, desde a sua origem, tem por finalidade a geração de lucros para o crescimento de seu patrimônio e, consequentemente, de seus sócios. Uma vez que o capitalismo visa o lucro, a maioria das aziendas em atividade são com fins econômicos.

Classificação de Azienda

Uma azienda pode ser classificada como pública quando pertence a uma comunidade como sindicatos e fundações. Contudo as propriedades particulares como sociedades civis e comerciais são aziendas particulares.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.