O seu Dicionário Jurídico Online

Argumentum Ad Hominem

Ad Hominem ou argumentum ad hominem é uma expressão em latim que significa dizer que alguém está criticando determinado assunto não em razão do assunto ou conteúdo propriamente dito, mas sim com base na opinião formada acerca de seu autor. Traduzindo do latim para o português, argumentum ad hominem significa “argumento contra a pessoa”.

Anteriormente aqui no dicionário direito vimos sobre os termos data vênia, erga omnesin re ipsa, e decisum. Veremos hoje veremos o significado de Argumentum Ad Hominem no direito e alguns exemplos.

Assim, em momentos de discussão, a pessoa que pratica o argumentum ad hominem não possui reais fundamentos para realizar sua crítica, de modo que apenas lhe resta criticar a outra pessoa em si, e não o conteúdo da discussão.

Exemplo de Argumentum Ad Hominem

Por exemplo alguém está discutindo e uma das pessoas usa como argumento a opção sexual da outra, de modo que não está questionando com base em fundamento válido ou razoável, mas tão somente em razão de uma escolha pessoal da outra pessoa.

Questões pessoais como opção sexual ou de gênero, posicionamento político, posicionamento religioso, dentre outros. Ou seja, discussões que se dão dessa maneira tendem a não chegar em nenhuma conclusão lógica, vez que não há troca real de argumentos a embasar as assertivas ou assunto discutido.

Outros exemplos de argumentum ad hominem acontecem quando determinada pessoa tem sua fala menos valorizada em razão de não cumprir com a postura que seu discurso está adotando. Uma pessoa que se divorciou diversas vezes dando conselhos de como superar crises que surgem em um relacionamento longo ou então dando dicas sobre como deixar de fumar ou defendendo motivos para deixar de fumar quando é pessoa fumante há mais de 10 anos.

Em todos esses casos quando o argumento é desconsiderado em razão de características pessoais – diversos divórcios consecutivos ou fumante habitual – dá-se o nome de ad Hominem ou argumentum ad hominem, argumento utilizado por quem não possui melhores fundamentos e precisa atingir a outra pessoa para tentar fazer valer sua ideia.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.