Liberalismo e Neoliberalismo
O liberalismo e neoliberalismo são doutrinas aplicadas especialmente no campo econômico, surgidas em contextos históricos diferentes. Ao contrário do que se pode pensar, elas não são iguais, nem tampouco totalmente opostas. Neste artigo, vamos abordar suas diferenças e similaridades.
Em artigos anteriores aqui do dicionário direito nós já tratamos sobre temas como: comunidade dos estados independentes, marxismo, misoginia, e ideologia. Veremos agora o que é liberalismo e neoliberalismo, conceito, significado, e principais diferenças.
O que é Liberalismo?
O conceito de liberalismo foi criado no século XVIII com intuito de trazer a liberdade a todos os cidadãos. A luta se iniciou quando a sociedade se revoltou com a alta arrecadação de impostos, que consequentemente gerava altos gastos públicos em benefícios sociais.
Por causa dessas cobranças foi criada uma corrente politica, que tinha como objetivo defender todos os pensamentos econômicos, políticos e religiosos.
O Liberalismo tem ligação com o surgimento da democracia. Algumas propostas feitas no movimento foram: liberdade de opinião, direitos humanos, propriedade privada e governo limitado.
O que é Neoliberalismo?
O conceito de neoliberalismo é uma politica econômica que surgiu nos anos 70, tendo sido criado com intuito de originar novas políticas com características liberais. Essa corrente veio logo após a conhecida crise do petróleo.
Os direitos exigidos pela luta neoliberal são acompanhados de algumas criticas, sendo elas: o aumento de desigualdade social, a precariedade trabalhista, a redução da soberania nacional, a diminuição de desenvolvimento dos países mais pobres e a redução dos desenvolvimentos sociais.
Diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo
Para diferenciar o liberalismo do neoliberalismo, são levadas em consideração as seguintes características:
- Liberalismo: Manutenção da propriedade privada, livre mercado e mão invisível.
- Neoliberalismo: mundo empresarial, desregulamentação, Estado mínimo, livre concorrência e competitividade, expansão das transnacionais, individuo como empreendedor dele mesmo.
Contudo, pode se dizer que o Liberalismo e Neoliberalismo se completam em algumas situações. Mesmo tendo mais características em comum do que contrárias, o Neoliberalismo busca direitos a mais dos que os desejados pelo Liberalismo, podendo ser visto como mais desafiador.