Persona Non Grata
A persona non grata é uma expressão oriunda do latim e que significa pessoa não querida ou pessoa que não é bem-vinda.
Vimos também aqui no dicionário direito sobre in verbis, ope legis e ope judicis, in bonam partem, ad hoc, princípio do in dubio pro reu. Hoje veremos significado de persona non grata, na diplomacia e exemplos.
Quando uma pessoa é declarada como persona non grata diz respeito à possibilidade de entrada ou não em determinado país. Desta forma, essa expressão é bastante utilizada na diplomacia.
Persona Non Grata Diplomacia
A persona non grata na diplomacia também é bastante utilizada, dispondo, que determinada pessoa não é bem-vinda em um país, considerando que as suas atitudes não coincidem com o interesse da população, ou seja, com os interesses nacionais ou valores difundidos naquela região.
Ser declarado pessoa não grata significa dizer que a pessoa não é bem-vinda no território, uma vez que em algum momento desempenhou conduta que desagradou as autoridades, assumindo postura que gerou impacto considerado prejudicial ao território e à população que nele vive, seja essa postura referente a questões políticas, religiosas, sociais, dentre outras.
Exemplo de Persona non Grata na Diplomacia
O embaixador do país Y foi expulso do país X após críticas do presidente do país do país Y ao país X, sendo então o diplomata declarado como persona non grata.
Exemplo de Persona Non Grata
Abaixo segue um exemplo de Persona Non Grata:
Sarajevo, a capital da Bósnia, declarou o escritor austríaco Peter Handke, ganhador do Nobel de Literatura de 2019, persona non grata, nesta quarta-feira, por apoiar o ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic e negar o genocídio de 1995 na cidade bósnia de Srebrenica.
Terra Notícias [1]