Pagamento em Espécie
Pagamento em Espécie trata-se de pagar em dinheiro. O termo é usado em no comércio e geralmente está associado a pagamentos à vista. Nessa forma de pagamento são utilizadas cédulas e moedas sem o uso de cartões de débito ou crédito.
Aqui no dicionário direito já tratamos sobre IPCA, taxa selic, sacado e cedente, TED e DOC quanto tempo demora. Hoje veremos o que significado de Pagamento em Espécie, significado e como funciona.
O que é Dinheiro em Espécie?
O Dinheiro em espécie é outra forma de dizer que o pagamento deve ser feito obrigatoriamente em espécie.
Este tipo de pagamento é bastante utilizado em pequenos pagamentos, e geralmente é a única forma de pagamentos dos pequenos negócios.
Quem não possui conta em banco geralmente possui somente essa opção na hora de realizar uma compra.
A linguagem bancária e financeira pode vir a utilizar a o termo em duas situações:
- Quando a loja ou a pessoa que vende algo aceita apenas o dinheiro como forma de pagamento;
- Em caso de viagem a outro país, assim a pessoa precisa trocar o dinheiro que possui por cédulas da moeda local usando as taxas de conversão do câmbio.
Como fazer um Pagamento em Espécie?
O pagamento em espécie deve ser feito em dinheiro, e o pagamento geralmente é realizado à vista, com o valor total sendo pago no momento da compra.
Ao ser solicitado o pagamento em espécie o melhor a fazer é solicitar a emissão de um comprovante da compra, pois se houver algum problema posterior, o comprovante de compra ou nota fiscal será a confirmação de que a compra foi feita e ajuda a ter controle na hora de verificar onde foi utilizado o dinheiro.
Vantagem e desvantagem do Pagamento em Espécie
O ponto positivo de pagar em espécie é que não existem taxas como em outras formas de pagamento como o cartão de crédito. Além disso, os estabelecimentos costumam dar descontos nas compras nesta forma de pagamento.
Já o ponto desfavorável é que circular com dinheiro em alguns lugares pode ser perigoso, principalmente em grandes cidades.