Missão, Visão e Valores
Toda organização possui sua cultura organizacional, ou seja, o que a diferencia das demais. Dentro da cultura organizacional, encontram-se: missão, visão e valores específicos de cada uma delas.
Em temas anteriores aqui no dicionário direito vimos sobre meta e objetivo, grupo e equipe, publicidade e propaganda. Hoje veremos o que são missão, visão e valores de uma empresa.
Missão, Visão e Valores
Esses três elementos são pilares fundamentais para a realização do planejamento estratégico da organização.
Eles servem para direcionar os gestores na hora de tomarem decisões, e é através deles que os colaboradores saberão qual caminho seguir, e como cada coisa deve ser feita para alcançar os objetivos.
Podemos definir esses três pilares da seguinte maneira:
Missão
A missão é a verdade razão pela qual a empresa existe, devendo ser ligada a seus objetivos. Para elaborar a missão, seu criador deve fazer perguntas como:
- Por que criar a empresa?
- O que a empresa deve fazer?
- Como deve ser feito?
- Qual local?
- Ela possui alguma responsabilidade social?
Visão
A visão trata-se de uma projeção futurista, ou seja, diz sobre onde a empresa deseja chegar e qual seu objetivo maior. A visão pode ser definida através das seguintes perguntas:
- Qual o objetivo?
- O que a ela desejo realizar?
- Qual o diferencial para chegar onde quero?
- Tenho uma data limite para alcançar ou não?
Valores
Os valores são nada mais do que os caminhos pelos quais a empresa chegará até sua missão e visão. É tudo aquilo no que ela acredita, o comportamento, as decisões que deverão ser tomadas, a dedicação, o compromisso.
Esses elementos não são obrigatórios, mas facilitam o crescimento e o desenvolvimento de um negócio, além de gerarem mais credibilidade para a concorrência e para os clientes.
Através deles, um indivíduo interessado em fazer parte de uma empresa pode entender melhor o tipo de perfil profissional buscado pela mesma.