Capitalização

Capitalização é um termo utilizado na economia para relacionar as formas de juntar valores. Essas formas também são conhecidas como capitalização de juros ou aplicação para acúmulo de capital.

Em temas anteriores aqui no dicionário direito tratamos sobre Depósito Identificado, Juros Simples e CompostosAtivo e Passivo. Veremos agora sobre o que é capitalização, tipos, planos, e cota.

Tipos de Capitalização

Existem 2 tipos de capitalização: Capitalização simples, Capitalização composta

Capitalização Simples

No tipo de capitalização simples, o administrar corretamente o dinheiro é uma habilidade fundamental para que se possa garantir o controle financeiro. Quem consegue se organizar evita passar por apertos diante de um gasto inesperado.

Vale a pena lembrar que parte dessa tarefa envolve analisar bem os conceitos utilizados em diversas operações financeiras. Um desses conceitos, por exemplo, é a Capitalização Simples.

Também conhecida como capitalização de juros simples, costuma ser adotada em economias que possuem um reduzido índice de inflação e baixo custo real de produção de dinheiro. Assim, as perdas ao longo do tempo tornam-se menores, contudo o rendimento costuma ser menor.

Capitalização Composta

A capitalização composta considera os juros como parte do capital global efetuando juros sobre juros, ou juros compostos. Este plano trás retornos financeiros maiores ao aplicador.

Planos de Capitalização

Existem os planos mensais, periódicos e planos de parcela única.

Na capitalização mensal os pagamentos são feitos em parcelas por um período pré-determinado.

Em uma capitalização periódica os pagamentos são eventuais. Já os planos de parcela única, como o nome diz, são feitos de uma só parcela.

Planos de Capitalização permitidos pela Susep

A SUSEP – Superintendência de Seguros Privados permite os planos de capitalização a seguir.

  • Tradicional: Restitui ao titular ao final do prazo, no mínimo valor total dos pagamentos efetuados;
  • Popular: propicia a participação em sorteios, porém não há restituição integral do valor pago;
  • Compra Programada: ao receber a ficha de cadastro já se escolhe como receber de volta o valor pago.
  • Incentivo: vinculado a um sorteio ou evento promocional, para participar os pagamentos devem estar rigorosamente em dia.

Cota de Capitalização

Também chamada de reserva matemática ou provisão matemática, representa o percentual que é destinado de cada pagamento para formar o montante a ser pago aos clientes no momento do resgate.

Obedecidos os critérios determinados nas condições gerais, o percentual destinado a cota de capitalização deve estar informado em destaque.

Cota de carregamento

Representa o percentual que é descontado do pagamento. O desconto acontece a fim de cobrir as despesas administrativas e operacionais das empresas que comercializam o produto.

Como acompanhar o rendimento do capital constituído?

As sociedades de capitalização são obrigadas a prestar informações sempre que solicitadas. Os dados também podem ser disponibilizados através de mídia impressa ou eletrônica.

Quando são solicitadas por extratos, a periodicidade máxima para sua emissão é de seis meses

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.