Balanço Patrimonial

Balanço patrimonial é um processo utilizado no meio contábil para representar as movimentações financeiras de uma organização. Através desse processo é possível identificar o estado financeiro da empresa, ou seja, se ela está negativa ou positiva. Geralmente ele é realizado anualmente, mas também pode ser feito trimestral ou semestralmente.

Aqui no dicionário direito já vimos temas como Capitalização, Juros Simples e CompostosAtivo e Passivo. Agora, veremos o que é o balanço patrimonial, suas divisões, e subgrupos.

Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido e o Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial deve seguir uma estrutura padrão para que seja realizado de forma eficaz. Essa estrutura é composta por um quadro, separado em dois lados, sendo o esquerdo o dos ativos, o direito o dos passivos, e abaixo dos passivos o patrimônio líquido.

  • Ativos: representam todos os bens e direitos de uma empresa.
  • Passivos: ao contrário doa ativos, representam todas as obrigações recorrentes da empresa.
  • Patrimônio Líquido: é o resultado do total do ativo menos o total passivo.

Divisões do Balanço Patrimonial

Esses grupos são divididos em subgrupos, criados para facilitar o lançamento dos produtos dentro do balanço patrimonial.

Os subgrupos dos ativos são: ativo circulante e ativo não circulante; enquanto os do passivo são passivo circulante e passivo não circulante.

  • Ativo circulante: são todos os bens e direitos de uma organização que viram dinheiro a curto prazo. Exemplo: o dinheiro lançado em caixa, o estoque da empresa, contas a serem recebidas a curto prazo, dentre outros valores a serem disponibilizados em menos de 12 meses.
  • Ativo não circulante: são os bens e direitos lançados, aqueles que só podem ser transformado em dinheiro a longo prazo. Exemplo: móveis, imóveis, veículos, valores a receber em prazo acima de 12 meses e aplicações financeiras a longo prazo.
  • Passivo circulante: são todas as obrigações a serem cumpridas em curto prazo, tais como: folha de pagamento dos funcionários, contas a pagar dos fornecedores, impostos, aluguel, água e energia.
  • Passivo não circulante: são os valores que podem ser pagos com prazo mínimo de um ano, como empréstimo e financiamentos a longo prazo.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.