Ipisis literis e Ipsis Verbis
Ipisis literis e Ipsis Verbis são expressões em latim amplamente usadas no mundo jurídico. Enquanto a primeira significa "pelas mesmas palavras" a segunda trata-se de "pelas mesmas letras".
Aqui no dicionário direito tratamos também sobre os termos Res Non Verba, in loco, Nodum Conceptus. Neste artigo veremos o significado de Ipsis Literis e Ipsis Verbis.
Diferença entre Ipisis literis e Ipsis Verbis
Embora usadas como sinônimos, Ipisis literis e Ipsis Verbis são expressões que possuem significados distintos, uma vez que, traduzindo para a língua portuguesa, Ipsis literis significa “pelas mesmas letras”, enquanto Ipsis verbis seria “pelas mesmas palavras”.
Enquanto a primeira se refere a similaridade entre texto, ou seja linguagem escrita, a última diz respeito a falas idênticas, em uma linguagem oral.
De todo modo, ainda que não possuam o mesmo significado, muitas vezes ambas são utilizadas no sentido de “literalmente”.
Exemplos de Ipisis literis e Ipsis Verbis
Comum exemplo de Ispisis Literis e Ipisis Verbis de aplicação das expressões ora estudadas na prática forense pode ser visualizado quando durante a escrita de uma peça processual é necessário copiar excerto de jurisprudência.
Nesse caso, usa-se ipisis literis, já que se está reproduzindo fielmente texto escrito.
Por outro lado, sendo a cópia fiel de uma sentença proferida oralmente em audiência, o correto é utilizar a expressão ipisis verbis.