Índice de Basiléia

O Índice de Basiléia é a maneira criada para identificar o risco que um indivíduo corre ao investir seu dinheiro em um banco ou em uma corretora. Esse indicador possui o objetivo de informar se uma instituição financeira possui capital suficiente para de arcar com os riscos de perda sem deixar seu cliente no prejuízo, ou seja, serve para apontar a solidez da mesma.

Vimos também aqui no dicionário direito sobre TED e DOC, Pagamento em EspécieIPCAtaxa selic. Veremos hoje o significado de Índice de Basiléia.

Para compreender melhor o Índice de Basileia, é fundamental saber o que é um investimento. O investimento nada mais é do que uma aplicação, realizada por um terceiro, com propósito de poupar uma quantidade em dinheiro de forma a render juros no futuro.

Quando um investidor coloca seu dinheiro em um banco ou em uma corretora, ele precisa saber qual a situação da empresa para qual está “emprestando” essa quantia, e quais os riscos que está correndo. E é aí que entra o processo do Índice de Basileia.

A visão de algumas pessoas sobre investimento é bastante vaga: muitos acreditam que irão emprestar um valor determinado para uma instituição e financeira, e após dois ou três anos irá receber três vezes o valor inicial, independente da situação da mesma.

O que significa a sigla RWA?

O cálculo que precisa ser feito para identificar a porcentagem de risco que a organização possui é um pouco complicado, para isso devemos entender o significado das siglas RWA e CAR.

significado da sigla RWA trata-se de Ativos Ponderados pelo Risco, trata-se de um cálculo de risco realizado para para mensurar a Exigência de Capital ou mensurar a Taxa de Adequação de Capital (CAR) de uma instituição financeira.

Índice de Basileia e o Banco Central do Brasil – BACEN

O Índice de Basileia de um banco pode ser consultado tanto no Banco Central do Brasil quanto no site Banco Data, que retira informações do anterior.

O que se sabe é que a porcentagem varia de 0% a 100%, onde o valor mínimo que se refere a uma aplicação segura deve ser de 11%. Sendo assim, quanto maior a porcentagem, mais seguro o investimento.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.