BOVESPA
A sigla BOVESPA trata-se Bolsa de Valores de São Paulo. Foi fundada no ano de 1890, no dia 23 de agosto. Atualmente a bolsa é vinculada a Secretaria de Finanças do Governo do Estado de São Paulo.
Com a reforma do Sistema Financeiro Nacional e do Mercado de Capitais, em meados da década de 1960 ela se tornou uma Associação Civil sem fins lucrativos, obtendo assim autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
BM&F e B3
Atualmente, a Bovespa se uniu a BM&F, que é a Bolsa de Mercadorias e Futuros e a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos, a CETIP, e passou a ser chamada agora de B3.
Por ser hoje a única Bolsa de Valores oficial do Brasil, ela detém o monopólio do mercado de capitais brasileiro.
Qual a função da BOVESPA?
A função da BOVESPA é garantir que o mercado financeiro funcione através de sua administração da Bolsa e de Mercado de Balcão.
Uma Bolsa de valores é o lugar onde são negociadas as ações das empresas que possuem capital aberto. Assim, suas ações podem ser compradas por qualquer pessoa física ou jurídica.
A Bovespa administra as transações e custódia das ações, fundos de investimento imobiliário (FII) e demais ativos do mercado financeiro.
Também é responsável por divulgar as compras e vendas de ações, para que o investidor possa saber quanto vale cada uma, em tempo real. Essa negociação pode ser feita online através de uma corretora de valores mobiliários.
Vale a pena investir?
A resposta é sim e não, pois dependerá do perfil do investidor de cada um.
Será sim caso o investidor esteja disposto a investir em ativos com alto risco e resultados variáveis, onde ocorrem oscilações diariamente de seus valores, e esteja disposto a investir por médio ou longo prazo sem a necessidade de resgatar seus recursos imediatamente.
No entanto, caso o investidor se identifique com investimentos mais seguros e que não possuem variação negativa, a bolsa de valores não será o melhor lugar para aportar suas economias.