O seu Dicionário Jurídico Online

Depreciação e Amortização

Ao comprar um bem, o desgaste do tempo pode alterar seu valor de mercado. Essa previsão de quanto um objeto de valor passa a custar está presente nos conceitos de depreciação e amortização.

 

Para você entender de uma vez por todas o que essas palavras significam fizemos um guia rápido sobre o assunto. Leia o artigo até o final e descubra.

Depreciação Significado

significado de depreciação pode ser interpretado como a desvalorização de determinado bem. Trata-se de uma alocação sistemática do valor depreciável sobre o tempo.

Ao longo do tempo a própria utilização pode faz com que o bem se danifique e perca o valor de mercado.

Exemplos de bens que sofrem depreciação

  • Móveis;
  • Máquinas e Equipamentos;
  • Veículos.

Depreciação Cálculo

cálculo da depreciação pode ser obtido dividindo o número 100 pela vida útil do bem. Sob o mesmo ponto de vista, cada tipo de ativo terá uma vida útil diferente. Assim podemos ter os cálculos:

  • 10 anos para depreciação de máquinas;
  • 05 anos no caso de depreciação de veículos;
  • 10 anos para a depreciação de móveis;
  • 25 anos para a depreciação de um imóvel.

Tal prazo é estimado pela Secretaria da Receita Federal, tendo por base o artigo 305 do Regulamento do Imposto de Renda de 1999 (RIR/99).

Amortização Significado

significado de amortização pode ser entendido como a perda do capital que foi investido na aquisição de bens intangíveis.

Cálculo da Amortização

Para entender o cálculo da amortização eve-se saber qual o valor inicial do ativo através do recibo da nota fiscal. Logo depois estima-se o tempo de vida útil do ativo. Se uma máquina precisar de troca em 5 anos esse é o será seu tempo de vida útil.

Para vender o bem é preciso saber o valor residual, ou seja, em quanto tempo você irá repassar o ativo para outra pessoa.

O cálculo da amortização é feito subtraindo o valor de base menos o valor da revenda/valor residual dividido pelo tempo restante de vida útil do bem. O valor da amortização deve ser incluído no demonstrativo de renda da empresa.

Os direitos da propriedade industrial, comercial ou quaisquer outros com existência ou exercício de duração são bens que podem sofrer amortização.

Intangível é todo bem que não é físico, aliás, marcas e patentes, softwares, direitos autorais e tudo que tem relação com aplicativos e novas tecnologias pode sofrer amortização uma vez que a informática e os sistemas estão se modificando cada vez mais rápido.

Faça uma Pergunta ou Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.