O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Direito do Trabalho

Abono Salarial

O abono salarial é um direito de trabalhador que estiver apto a receber o benefício, sendo este valor de até um salário mínimo. Muitas pessoas possuem direito ao abono salarial e não sabem, pois só pode ser retirado na época determinada pelo governo federal.

Desídia

A desídia é um tipo de comportamento no trabalho onde o empregado não cumpre com suas tarefas por falta de vontade ou preguiça. Dessa forma, ao longo do tempo ele vai acumulando tarefas, podendo faltar ou se atrasar ao serviço, o que causa prejuízo para a empresa que o contratou.

Estatutário e Celetista

Estatutário e Celetista são dois regimes distintos de trabalho empregados no Brasil. Enquanto o trabalhador estatutário é aquele que é regido por um estatuto, um regime jurídico, o trabalhador celetista é aquele que é regido pela CLT - Consolidação das leis do trabalho.

Direito a Férias

O direito a férias é um descanso anual remunerado concedido pela parte empregadora ao funcionário. Para ter direito a esse descanso é necessário que o trabalhador tenha exercido suas atividades durante um período de 12 meses.

Pedir Demissão

Vai pedir demissão? Já sabe quanto vai receber ao se desligar do seu emprego atual? Entenda quais são os direitos e deveres de quem deseja pedir demissão e calcule quanto dinheiro é possível obter ao sair da empresa.

Tipos de Contrato de Trabalho

Os principais tipos de contrato de trabalho utilizados no Brasil são documentos assinados pelas empresas e por seus funcionários quando se inicia uma relação de trabalho. O documento é feito para estabelecer quais são as responsabilidades de cada um. Desta forma, os colaboradores estão a par de seus direitos e deveres enquanto possuir um vínculo empregatício.

Aviso Prévio Indenizado e Trabalhado

Aviso Prévio  Trabalhado  é o período de tempo que um funcionário continua trabalhando após ser dispensado pela empresa ou pede demissão a seu empregador e Indenizado é quanto o empregador dispensa de imediato o trabalhador fazendo assim o pagamento pelo dias que o funcionário tem direito de aviso prévio.

Consultar FGTS

Para quem deseja consultar FGTS a boa notícia é que dá para realizar o procedimento sem sair de casa! Confira nesse artigo como realizar a consulta passa a passo.