O seu Dicionário Jurídico Online
Navegando pela Categoria

Direito Constitucional

Prerrogativa e Sujeição

Prerrogativa e sujeição no direito correspondem aos seus respectivos direitos e deveres. Por tratar do interesse público é que a Administração Pública se sujeita à regime jurídico diferenciado daqueles intrínsecos às relações privadas, em que não há interferência ou patrocínio do Estado.

Erga Omnes

Você sabe o que significa a expressão em latim erga omnes amplamente usada no mundo jurídico? A denominada eficácia erga omnes consiste em característica intrínseca às normas jurídicas, que devem ser obedecidas pela sociedade como um todo.

Nepotismo

O nepotismo trata-se do termo jurídico que define uma situação em que a autoridade nomeia seu próprio parente, sendo este o nepotismo direto, ou nomeia o familiar de um colega e este nomeia o seu, sendo tratado nesta hipótese como nepotismo cruzado.

Juiz e Promotor

Juiz e Promotor são dois cargos públicos ocupados por servidores nomeados após a aprovação em concurso público. O Juiz atua com a tomada de decisão em causas judiciais, enquanto o promotor fiscaliza a aplicação da lei, defendo os interesses coletivos da sociedade.

Nacionalidade

A nacionalidade é uma relação legal entre uma pessoa individual e um Estado. Por convenções personalizadas e internacionais, é direito de cada Estado determinar quem são seus cidadãos, os quais fazem parte do direito da nacionalidade.

Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados é composta por 513 deputados eleitos por voto proporcional e com mandato de quatro anos para exercer a função de legislar como representantes do povo. Foi fundada em 1823 na cidade do Rio de Janeiro, mas hoje está localizada na capital Brasília-DF.

Artigo, Parágrafo, Inciso e Alínea

Artigo, Parágrafo, Inciso e Alínea são expressões utilizadas em textos de lei para demarcar o início e fim de uma pauta tratada em um texto de lei. Estas expressões são transcritas na legislação por meio dos seguintes caracteres: "Art." - para Artigos;  "§ ou Parágrafo Único" - para Parágrafos; "I,II,III...XX..." - para Incisos e "a), b), c)...g)..." - para alíneas.